O Interativo nasceu há 35 anos, como um curso pré-vestibular, com uma sociedade de 10 professores experientes na área. Esses professores resolveram criar um novo curso para tentar melhorar as aprovações dos alunos de Bauru e região nas universidades mais concorridas.

O curso foi criado no mesmo local onde funciona atualmente e onde já funcionava uma escola de primária particular de grande tradição em Bauru, a Casa de Ensino Duque de Caxias. Sentindo a necessidade de um ensino sólido desde a base, o grupo de professores expandiu as atividades assumindo essa escola e criando o curso regular de colegial, atual Ensino Médio, aproveitando o sucesso obtido pelo pré-vestibular.

Logo os professores perceberam que o desafio de manter um empreendimento ia muito além do trabalho educacional e quase todos preferiram largar a sociedade, voltando a se dedicar exclusivamente ao trabalho docente. Alguns continuam trabalhando até hoje na escola. Do grupo original restam, como atuais proprietários, os professores Jonas Kawasaki e Maria Luiza Serpa Kawasaki. Atualmente participa também da sociedade a filha do casal, Cláudia Kawasaki, que cresceu estudando na escola, depois cursou Administração e Pedagogia, com pós-graduações, e hoje administra a escola.

O Interativo começou com poucos alunos, cerca de 30 alunos. Diante do sucesso obtido por esses alunos nos vestibulares, a escola cresceu cerca de 10 vezes, mas ainda se mantém pequena diante de outras. Isso porque os mantenedores do Interativo sempre deram mais importância à qualidade que à quantidade. Para manter a qualidade do seu ensino, a escola mantém uma única turma em cada ano escolar, com um número limitado de alunos em cada uma delas. Essa qualidade é comprovada pelo grande número de médicos, advogados e outros profissionais de gabarito da cidade. Muitos deles têm filhos estudando na escola.

A continuidade dessa qualidade foi possível não só pela manutenção dos proprietários, mas também pela dos professores. Muitos trabalharam toda a vida profissional na escola, transmitiram seus conhecimentos e o ideal de uma educação melhor e formaram muitos alunos que hoje são professores na escola, depois de terem cursado as melhores universidades.

Por isso, o Interativo associa experiência e inovação. Experiência pelos longos anos de trabalho e inovação trazida não só pelos novos professores, mas também pelo estudo de novos projetos de ensino bem sucedidos em outras cidades e outros países.